Acessibilidade: A+ A() A-

 Notícias  Fique por dentro das novidades na CAESA

Caesa reestrutura sistema de abastecimento de água do bairro Elesbão, em Santana

Por: Cassio Albuquerque - 07/11/2017 - 15:03:28

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) continua com o trabalho de reestruturação do sistema de abastecimento de água no bairro Elesbão, no município de Santana, distante 17 quilômetros de Macapá. A recuperação da estrutura era uma antiga reivindicação dos moradores e visa melhorar a qualidade do produto que chega às torneiras da população.

O trabalho consistiu na ampliação e melhoria do sistema que atende a região, formada por aproximadamente 500 residências, beneficiando cerca de dois mil habitantes.

Para poder distribuir água tratada de qualidade para a população foi necessário reabilitar as unidades que compõem o sistema, e, além disso, houve o aumento da capacidade de produção de 30 para 80 metros cúbicos por hora, além da duplicação do volume de capitação de água bruta de 75 para 185 milímetros.

Essas intervenções consistiram na substituição dos filtros decantadores do sistema e da bomba de captação, reforma da casa de química, reforma da passarela que dá acesso à captação e a ampliação da rede de adutoras.

Além do aumento da produção, também houve uma acessível melhora na qualidade do tratamento da água, sendo percebida pela população beneficiada.

"Esse sistema consegue produzir uma água de qualidade cristalina e é referência na Caesa. Foi uma iniciativa estratégica e econômica que visa beneficiar os moradores que, por anos, dependiam da água da escola do bairro para consumo e demais atividades", explicou o diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás.

Além de estruturar o sistema de distribuição de água, a Caesa está na fase de estudos para a criação de um projeto voltado para ampliação da rede de distribuição para atender integralmente o bairro do Elesbão. O espaço do sistema também está sendo revitalizado pela companhia.

Amapá