Acessibilidade: A+ A() A-

 Notícias  Fique por dentro das novidades na CAESA

Governo amplia sistema de abastecimento de água em Itaubal

Por: Cassio Albuquerque - 14/08/2017 - 10:10:10

Os moradores do município de Itaubal foram contemplados com a obra de ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água da cidade. O empreendimento foi entregue neste sábado, 12, pelo governador Waldez Góes e garantirá um serviço de mais qualidade na distribuição do produto às residências.

A obra melhorou a captação do sistema, que é formado por três poços, através do aumento da rede de adutoras em mais 128 metros, permitindo uma maior vazão da água.

Foi construído também um novo reservatório elevado com capacidade para armazenar 50 mil litros de água tratada. A estrutura substituiu a antiga, que tinha capacidade de armazenar apenas 10 mil litros.

O governador, que também realizou entregas na área da agricultura familiar e anunciou investimentos em mobilidade urbana, frisou que o trabalho técnico da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) foi essencial para a entrega da obra.

"Investir em saneamento básico, na agricultura familiar e na oferta de crédito para os nossos produtores é parte de nosso compromisso para melhorar a qualidade das pessoas e das cidades", disse o gestor.

A moradora Graça Oliveira disse que a entrega da obra é importante para a estruturação do município. "A gente já sente que a água tá vindo melhor em casa", destacou.

O diretor-técnico da Caesa, João Paulo Monteiro, informou que além desta obra, a companhia ainda fará a expansão da rede em áreas não assistidas pela empresa, como o bairro Nova Esperança. A área de cobertura com água tratada na cidade é de 50%. 

"Essa expansão prevê também a ligação de dois poços feitos pela prefeitura ao sistema da companhia para que possamos levar água para 90% do município. Isso se dará através de uma parceria com a própria prefeitura e com o suporte técnico da Companhia de Eletricidade do Amapá”, disse.


O investimento da obra é de R$ 455 mil, com recurso oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC -1), através do convênio firmado entre governo do Estado, Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Deste valor, R$ 105 mil são de contrapartida do tesouro estadual.

Amapá